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Quando falamos de publicidade, um mix de mídia é parte essencial para a criação de estratégias e conquistas de objetivos das marcas. Esse tipo de estratégia tem muitos benefícios e tem ajudado muitas marcas a encontrarem o seu público de forma mais assertiva e rentável.

Nos últimos anos, com a explosão das redes sociais e o uso ainda mais intenso da internet pelos consumidores, estar no lugar certo para o público qualificado ficou ainda mais importante. Mas, como o mix de mídia atua nesse tipo de situação? Qual a importância dessa estratégia para os resultados?

Nesse conteúdo vamos te explicar mais sobre o mix de mídia, sua importância e as melhores práticas para uma estratégia mais completa. Acompanhe nosso artigo e boa leitura!

O que é mix de mídia?

O mix de mídia é uma estratégia de publicidade que tem como intuito diversificar a mídia utilizada pela marca. Esse tipo de combinação ajuda a empresa a alcançar diferentes tipos de públicos, com comportamentos e gostos distintos, além de ser muito positivo para a receita e faturamento.

Com maiores opções de impactos com o público, ao diversificar a mídia, é mais fácil saber sobre seus hábitos, gostos, interesses e encontrá-lo na etapa mais adequada para gerar uma conversão. Isso ajuda a entender qual a melhor mídia para determinadas campanhas e tipos de comunicação.

Vale dizer que, apesar das mídias tradicionais off-line serem positivas para campanhas, elas ainda são muito unilaterais. Ou seja, com a publicação naquela mídia seu público não consegue ter uma resposta rápida e tomar uma ação imediatamente após ver a campanha na televisão ou na revista, por exemplo.

Já na mídia digital, o canal de comunicação entre marca e público é mais simples e aberto. Com isso, o usuário após ver um banner ou peça da marca, consegue com mais facilidade entrar no site, opinar sobre determinado assunto e interagir com a empresa.

Dessa forma, o mix de mídia ajuda a conectar o público com a marca, gerando muito mais negócios e transformando as relações entre ambos.

Relevância do mix de mídia

Além da diversificação ajudar a criar conexões com o público e aprender a forma com que ele se comporta, o mix de mídia é ótimo para testar as campanhas. Dessa forma, fica fácil averiguar qual é a melhor estratégia, quanto tempo aquele investimento traz retorno e outros detalhes importantes.

Com um mix de mídia bem feito você poderá ter:

  • principais “personas” e público;
  • otimização de recursos;
  • jornada de um lead até virar um cliente;
  • aumento da venda;
  • principais canais e modelos de mídia para a sua marca;
  • impacto em diferentes etapas do funil;
  • melhor recepção do público.

Ou seja, apostar em mais de uma maneira de passar uma mensagem traz muitos benefícios e ajuda a se reinventar frente ao seu público.

Modelo de atribuição

Dentro das atuais opções do mercado de mídia, cada uma delas tem um funcionamento e estratégia diferente. Quando falamos de resultado, as mudanças também se fazem presente, incluindo nas atribuições.

Os modelos de atribuição servem para que haja a mensuração das ações de cada mídia de maneira efetiva e correta. Assim, fica mais simples de visualizar qual o canal que conseguir atingir as metas e expectativas, auxiliando no processo de análise de dados e tomada de decisão.

Com tantas opções de canais, é essencial saber que cada um trabalha de uma maneira diferente. Sendo assim, é importante entender algumas coisas:

  • qual a intenção com a campanha;
  • qual o impacto desejado com esses dados;
  • principais dores que a campanha pode ajudar a solucionar.

Estudar os dados relativos à conversão é também buscar compreender as interações do público, ajudando a definir as metas, canais e tipos de mídias.

Mix de mídia no funil de vendas

O funil de vendas, ou pipeline, é uma forma de identificar as etapas da jornada do cliente, facilitando o processo de identificação das oportunidades de venda. Nesses casos, o mix de mídia também é muito importante.

Existem tipos de mídia que atuam em uma etapa específica do funil, como por exemplo o remarketing, que tem como estratégia aparecer para usuários que já demonstraram interesse no site da marca.

Nesse caso, investir em uma etapa específica do funil faz com o que a campanha não tenha impacto e alcance em outras pessoas que estão em etapas diferentes do pipeline. Sendo assim, diversificando a estratégia, o cliente tem mais chances de ser impactado em momentos diferentes, com uma comunicação que traga mensagens complementares.

Isso faz com o que exista um avanço na relação do cliente e o leva a progredir dentro do funil. Essa variedade de canais também é muito positiva para a relevância da marca, facilitando a sua construção e melhorando as percepções do cliente ao ser impactado com as campanhas.

Investimento em uma mídia X investimento em diversos canais

É comum que algumas empresas invistam apenas em pesquisas direta e redes sociais. Esses tipos de veículos são bastante importantes, porém focar apenas nessa estratégia pode ser um grande limitante e, de certa forma, eles acabam por deixar a marca dependente de um fornecedor ou tipo de mídia.

Vamos pensar juntos: se algum dia acontecer alguma instabilidade na plataforma da rede social e até mesmo no serviço de publicidade por pesquisa, ou se essa estratégia deixar de funcionar em algum momento por algum efeito, como ficaria a venda durante essa falta de operação? Em situações como essa, a receita do dia fica prejudicada e todo o faturamento da empresa também é comprometido.

Nesse caso, com um bom mix de mídia em outros espaços digitais, você tem mais possibilidade de:

  • diversificar abordagens com clientes;
  • mais credibilidade;
  • maiores oportunidades de negócio;
  • menos dependências de plataformas ou fornecedores;
  • alcance de clientes em diferentes estágios de funil;
  • maiores chances de conhecer os clientes;
  • mais canais de contato com o público;
  • construir um melhor storytelling com o cliente;
  • reforçar constantemente a sua marca.

Dicas para manter um mix de mídia assertivo

Para que o seu mix de mídia seja muito assertivo e melhore as suas conversões, separamos duas dicas importantes para manter resultados expressivos em diferentes canais de mídia. Confira:

Explore as suas personas

Dentro da estratégia, as personas são parte importante para o direcionamento de campanhas. Com a globalização da internet e seu uso intenso durante a pandemia, muitas pessoas que não estavam acostumadas a realizar compras por esse meio, começaram a adotá-lo em uma alternativa às restrições de distanciamento.

Essas pessoas possuem hábitos digitais diferentes do público comum, então ter um bom mix de mídia faz com que você impacte novas pessoas que estão dispostas a conhecer seu e-commerce e sua marca.

Procure trabalhar de forma ágil e inteligente

Dentro do mix de mídia, é possível encontrar muitas soluções ágeis e tecnológicas. Algumas delas, como o smart display, utilizam positivamente a IA, uma inteligência artificial que trabalha diante de informações prévias.

IA, inteligência artificial, é uma ferramenta que ajuda entender comportamentos e padrões de consumidores e clientes de forma automática. Com uma automação inteligente, a plataforma do smart display consegue alocar investimentos em espaços que estão dando resultado e os encontra diante do melhor custo, impressões, entre outros detalhes.

Sendo assim, o próprio algoritmo faz o trabalho de encontrar a melhor persona para os resultados dentro daquela mídia, poupando tempo e recursos para quem está começando a investir em um bom mix de canais de mídia.

Busque fornecedores especializados

Outra maneira de deixar toda a dinâmica do mix de mídia mais simples e com mais garantias de bons resultados é encontrar fornecedores que são especialistas na mídia que você deseja incorporar na sua marca ou e-commerce.

Isso ajuda em dois aspectos: otimizar tempo e poupar recursos. Buscar um provedor especializado em um desafio específico, como performance, branding, ou que seja especialista em algum formato é ótimo para ter mais expertise nas ações de mídia.

Por isso, tente encontrar fornecedores que atuem de forma inteligente e estratégica. Aqueles que atuam com IA também são ótimos para otimizar resultados, necessitando bem menos da ação de outras pessoas.

Agora que você aprendeu tudo sobre mix de mídia e sua importância em diferentes aspectos, compartilhe esse conteúdo para que outras pessoas também possam entender sobre esse assunto!

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