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Com o mercado ficando mais competitivo, as marcas precisam investir em uma estratégia que atinja o público desejado com uma mensagem relevante. Nesse caso, é importante comunicar com todas as etapas do funil de vendas, conversando com todos os seus potenciais consumidores.

Mas, um dos grandes desafios enfrentados pelas marcas é alcançar a efetividade em ações para o topo do funil. Será que vale a pena focar nesse público? Existe algum retorno efetivo dessa estratégia? Quais as ferramentas indicadas para esse modelo de campanha?

Hoje, nesse artigo exclusivo do blog do Voxus Academy, você vai aprender mais sobre as ações para topo de funil e tudo o que abrange esse tema. Acompanhe e tenha uma excelente leitura!

Conhecendo mais sobre o topo do funil

Dentro das estratégias de marketing e vendas, faz parte do dia a dia lidar com o conceito de funil de marketing, que acompanha a jornada do cliente com a marca. A primeira etapa dessa metodologia é o topo do funil, que diz respeito a todas as ações voltadas para conscientização e conhecimento de marca ou produto.

Nessa fase, o público está reconhecendo que existe uma dor para ser resolvida e começando a identificar marcas e produtos que podem ajudar nesse desafio. É um momento essencial para que um potencial consumidor descubra sua marca, entre em contato com as primeiras informações e dê os primeiros passos no relacionamento com seu negócio.

Com isso, as propagandas para topo de funil são voltadas para educar, chamar atenção e causar interesse. Quando se trata do ambiente online dos e-commerces, essa tarefa é muito mais acirrada, pois a competitividade é bastante alta.

Campanhas de awareness e personas

Ao pensarmos em campanhas de topo de funil, podemos relacionar isso às ações de awareness que visam a consciência de marca, criando novas interações e relacionamento entre sua empresa e novos consumidores.

Em ambos os casos, a marca precisa adotar a estratégia de personas, que é bastante utilizada na publicidade. Essa prática é focada em ajudar no planejamento estratégico de campanhas utilizando personagens fictícios que podem se relacionar com a marca.

Eles representam os tipos de usuário e público de interesse que pode ser impactado com sua comunicação, com diversos tipos de motivações, objetivos, desafios, preocupações, entre outros aspectos.

Nessa prática, o foco é trabalhar os hábitos de consumo, preferências pessoais, diversificando os dados para uma estratégia mais verídica e personalizada. Entram informações também sobre sexo, região em que mora, classe social e dados que ajudam a criar esse perfil.

Como investir em ações de topo de funil?

Para te ajudar nesse caminho, separamos algumas dicas importantes para melhorar a sua performance nesse tipo de campanha. Confira:

Entenda seu público-alvo

O seu público é a peça chave para que sua campanha alcance sucesso. Por isso, é imprescindível saber mais sobre quem é o seu público, onde ele está, quais seus hábitos e a forma de comunicação a ser usada para gerar impacto real com tais pessoas.

Por exemplo, se o seu público gosta de consumir conteúdos e notícias, sua marca pode aparecer por um banner estático nas páginas que ele acessa com uma peça mais institucional.

Aos poucos, sua inserção vai trazendo curiosidade e levando o seu potencial cliente a tomar uma ação, geralmente, indo conhecer a marca e interagir muito mais com você.

Defina objetivos

Com o seu público-alvo definido, é importante alinhar quais os objetivos a marca busca atingir com a campanha.

No caso de campanhas de topo de funil, alguns objetivos usados são:

  • Divulgar um produto ou serviço;
  • Impactar novas pessoas que não conheciam a sua marca;
  • Se tornar referência em algum assunto;
  • Crescer os números de engajamento;
  • Levar mais acesso ao site, entre outros.

Produza criativos focados no topo de funil

A comunicação com o topo de funil é diferente daquela aplicada nas outras etapas de venda. Isso porque no meio e fundo do funil o cliente já sabe que tem um problema e que provavelmente a sua marca poderá ajudá-lo.

Os criativos de topo de funil farão toda a diferença na percepção do público e engajamento com a peça. Geralmente, eles possuem uma mensagem impactante, de fácil entendimento, para gerar uma lembrança.

Levante esses pontos com o time de design e alinhe todos os detalhes para ter uma peça bonita, atraente e com um valor real.

Quer saber como potencializar seu banner focado em performance e conversão? Nossos especialistas criaram um post exclusivo para te ajudar!

Topo de funil e mídia paga

A mídia paga é um dos tipos de ferramentas que as marcas e empresas podem usar para conseguir se conectar e comunicar com o seu público. Quando falamos em awareness e topo de funil, é essencial contar com uma tecnologia que traz resultados expressivos e tenha efeito na performance da marca como um todo.

Aqui na Voxus, trabalhamos com a mídia programática melhorando o mix de mídia dos nossos clientes e potencializando seus resultados com uma tecnologia de ponta. Para trazer mais oportunidades de negócio e impactar muito mais pessoas, criamos um outro produto que contempla as ações de topo, o Voxus Upper Funnel.

Conheça o Voxus Upper Funnel, nossa nova tecnologia para campanhas de topo!

Pensando em ajudar ainda mais nossos parceiros, desenvolvemos uma tecnologia própria para impulsionar a descoberta dessas marcas por outras pessoas, ajudando a trazer novos usuários e clientes.

 "A proposta do Upper Funnel é oferecer às agências e aos anunciantes a oportunidade de alcançarem seu público em escala para encontrar novos potenciais consumidores que ainda não conhecem ou interagem com a marca”, comenta Rodrigo Martins, co-CEO da Voxus

O Voxus Upper Funnel conta com uma Inteligência Artificial de ponta que encontra o público mais qualificado para a sua campanha de topo de funil, melhorando o resultado e gerando muito mais lucros.

Um dos maiores desafios para esse tipo de campanha é criar insights para um melhor resultado. Mas, com o Upper Funnel e o time de especialistas, o processo operacional é muito mais simples!

Realizamos um acompanhamento de todos os resultados, além de um tracking post-view, que permite rastrear os números e identificar a ligação entre as campanhas de awareness e todo o mix de mídia.

Para saber mais e melhorar seus resultados de topo de funil, basta entrar em contato com o nosso time de parcerias pelo email [email protected] e começar a aproveitar todos os benefícios dessa tecnologia revolucionária!

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